aumento vendas online

Pesquisa aponta aumento de vendas online nas PMEs brasileiras

Enquanto o mercado evolui, os ventos do e-commerce sopram e trazem notícias que fazem os olhos de qualquer gestor interessado em embarcar nas vendas online brilharem: apenas no 3º trimestre deste ano, o faturamento de PMEs chegou perto de R$1 bilhão.

Bastante coisa, certo?

Mas esse é apenas um aperitivo, pois quando mergulhamos nesses dados, a viagem fica muito mais empolgante.

E então, que tal entender mais sobre o momento das vendas online para PMEs e entender como seu negócio pode se aproveitar do cenário positivo?

Nesse conteúdo, mergulharemos em dados, insights e oportunidades que vão servir de guia para sua jornada no comércio digital. Continue a leitura conosco!

Dados Gerais sobre a Pesquisa de Vendas Online no Brasil

O horizonte econômico tem revelado algumas surpresas bastante otimistas, especialmente para os pequenos e médios empreendedores que decidiram lançar suas redes no mar do comércio eletrônico.

Movimentando expressivos R$839 milhões apenas no 3º trimestre de 2023, as PMEs têm realmente mostrado que souberam como ajustar suas operações no comércio eletrônico, conforme pontua a E-Commerce Brasil.

O pulo do gato? Estamos falando de um robusto crescimento de 20% em relação ao mesmo período no ano anterior, que registrou vendas na ordem de R$699 milhões.

É algo que já evidenciamos em outro post sobre a explosão de vendas em e-commerce.

Então, que tal olhar para esses dados com otimismo? Afinal, falamos de empresas que não apenas mantiveram seus negócios à tona, mas também conseguiram aumentar significativamente a abrangência e, claro, seus lucros.

A questão é: o seu negócio quer fazer parte desse movimento?

Análise Setorial

Imersos na era digital, navegamos por um mar de dados que traça uma rota de crescimento no e-commerce entre julho e setembro deste ano.

Essas ondas trouxeram consigo um fluxo de 3,4 milhões de volumes de pedidos online — um aumento expressivo de 22% em relação ao período anterior.

Capitaneando o faturamento, temos os setores de Moda, com R$297 milhões, seguido de Saúde & Beleza, ancorando em R$74 milhões, e Acessórios com R$57 milhões.

Entretanto, é o segmento de Casa & Jardim onde testemunhamos o maior crescimento: um salto de 62%, alcançando R$41,5 milhões, em comparação com os R$25,5 milhões do ano anterior.

A jornada pela prosperidade online está cada vez mais promissora, concorda?

Perfil dos Empreendedores

Mergulhar nesses dados também nos traz o perfil dos empreendedores por trás dessas PMEs de destaque.

A Nuvemshop, ao analisar os resultados do ambiente digital das PMEs, mostra a interessante rota tomada por esses executivos.

Aqui, o Instagram, ilumina o caminho de 56% deles, servindo como primeiro porto seguro para assegurar suas vendas online.

Mas veja bem: os próprios websites ainda são relevantes e pouco mais da metade (50,5%) desses empreendedores dependem deles para efetuar suas vendas.

Além disso, o conversational commerce mostra outra face importante: 46% aproveitaram o WhatsApp para comercializar seus produtos e/ou serviços.

Além disso, o horizonte dessas PMEs é bastante diverso:

Um terço possui suas lojas virtuais há menos de um ano, enquanto 25% já navegam essas águas há mais de três anos, demonstrando que o e-commerce abriga tanto novatos quanto os mais veteranos.

Desafios e Oportunidades

A dualidade do panorama para micros e pequenos empreendedores online torna-se especialmente evidente quando se mergulha nas águas profundas dos desafios e oportunidades no varejo digital.

Numa era onde a concorrência é feroz, os pequenos lojistas encontram-se em uma encruzilhada: diferenciar-se ou serem engolidos pela imensidão do mercado tradicional?

A rota de escape indicada no artigo da E-commerce Brasil aponta para a personalização e autenticidade.

O investimento em produtos de fabricação própria ressoa não apenas como um grito de independência frente à homogeneidade do mercado, mas também como um chamado para o consumidor que busca ser singular em um mar de similaridade. 

E vale falar que essa é uma jornada que exige uma alta exploração de diferentes canais de comunicação. O objetivo? Proporcionar uma experiência única para cada cliente.

Aqui, a estratégia se transforma em uma narrativa, onde cada produto, conta uma história, criando assim uma conexão íntima com o consumidor.

E nesse encontro, um novo continente de oportunidades se abre, onde os resultados potencializados nas vendas se tornam consequência direta de uma experiência comercial mais autêntica e pessoal.

E o seu negócio, entende que esse é o passo a se dar para ter sucesso online? Então temos uma dica para você…

Conclusão

Ufa, que jornada!

Esse oceano de números e práticas nos trouxe algumas verdades sobre as PMEs e o comércio online no Brasil.

O 3º trimestre de 2023 foi praticamente um show de fogos de artifício no cenário virtual, com as vendas alcançando a marca de R$839 milhões.

E, olha, os setores de Moda e Saúde & Beleza não ficaram só na passarela não, eles desfilaram com força nos gráficos financeiros, mandando ver nos lucros.

Então, de todos esses dados, o que tiramos?

Bom, entrar pro time das vendas online não é só uma tendência, é praticamente um bilhete premiado para as PMEs brasileiras.

E aí, quer deixar seu negócio em modo turbo nas vendas e não sabe como?

A Caravel pode te dar aquele empurrãozinho, com soluções sob medida e que proporcionam total praticidade e eficiência, como nossa plataforma de e-commerce.

Vem conhecer e bora fazer esses números crescerem juntos!

Colaborador
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