Page Authority do e-commerce

6 passos para aumentar a Page Authority nas páginas do seu e-commerce

Entrar no universo online e do marketing digital é como cair no meio de uma festa. Tantos termos, siglas e métricas para se familiarizar que você nem sabe por onde começar. É o caso do Page Authority (PA).

E sim, esse não é um dos termos mais populares do mundo do SEO e da otimização de sites, mas confie na gente: é extremamente importante.

Nos responde: e se você pudesse aumentar o PA e ver suas páginas subirem no ranqueamento da SERP do Google, por exemplo?

Parece um sonho, certo?

Nesse artigo, revelamos tudo sobre o tema: o que é e qual o conceito de Page Authority e por que ele é fundamental em sua estratégia de SEO, bem como 6 etapas para elevar sua pontuação de PA. Vamos lá?

O que é Page Authority (PA)?

Page Authority é uma uma pontuação (de 1 a 100) que mede o quão bem uma determinada página será classificada nos resultados de busca de um mecanismo de pesquisa. A lógica é simples: quanto maior a pontuação, melhor o potencial de ranqueamento.

Pode até parecer, mas essa não é uma métrica estabelecida pelo Google.

Pelo contrário, foi criada pela Moz, renomada empresa de marketing digital, com várias ferramentas analíticas que servem a profissionais e empresas da área de SEO.

Ou seja, apesar de não ser um conceito do Google, ele está intimamente alinhado com os fatores de classificação do buscador.

O próprio site da Moz afirma que a métrica deles é semelhante a um indicador que o Google usa: o Domain Authority (autoridade do domínio). A diferença é que o PA analisa páginas individualmente, o DA mede o site todo.

Assim, o algoritmo do Google pode não considerar explicitamente o PA, mas os elementos que contribuem para o PA fazem parte da matriz de ranqueamento do Google.

Mas como?

Bom, o PA avalia a força de uma única página, analisando seu perfil de link, qualidade de conteúdo e vários outros fatores (mais de 40 ao todo).

No universo de SEO, essa é uma métrica essencial ao criar estratégias para aumentar a visibilidade e o alcance de páginas individuais.

Por que existe Page Authority em SEO?

No vasto universo online, os mecanismos de busca como o Google precisam de uma maneira sólida de identificar quais páginas vão fornecer mais valor aos usuários.

É aqui que a autoridade da página entra em jogo.

Ele fornece uma medida comparativa e padronizada do poder de classificação potencial de uma página nos mecanismos de pesquisa.

O conceito nasceu do princípio fundamental do SEO: tornar mais fácil para os mecanismos de busca entender, avaliar e classificar as páginas com base em sua relevância e qualidade.

Ao se concentrar em melhorar o PA, você está basicamente visando os fatores críticos que os mecanismos de busca valorizam: conteúdo de alta qualidade, links internos e externos fortes e uma experiência do usuário ideal.

Por que é importante ter uma PA boa (e quais são os impactos de uma ruim)?

Acredite: o Page Authority é a arma secreta do seu e-commerce para se manter competitivo no SEO. Uma alta pontuação de PA significa uma grande probabilidade de sua página ranquear no topo dos resultados de busca.

Isso pode ser traduzido em maior visibilidade, tráfego orgânico e possíveis conversões.

Por outro lado, um PA baixo pode deixar suas páginas enterradas nos resultados da pesquisa, longe dos olhos de seus clientes em potencial.

Essa falta de visibilidade significa menos visitas ao seu site, levando a vendas mais baixas e menos engajamento do cliente.

Mas aqui é importante ressaltar: a própria Moz admite que essa é uma métrica comparativa (e não absoluta ou concreta).

Ou seja, de acordo com eles, não há necessariamente uma pontuação boa ou ruim — vai depender do contexto do site, do segmento e do negócio em si.

Mas é claro: quanto maior, melhores os resultados.

6 dicas para melhorar seu Page Authority

E aí, como melhorar o nível da sua página aos olhos da PA e aumentar suas chances de ranquear alto na SERP?

Conforme diz a Moz, o PA é uma métrica holística (que leva em conta múltiplos fatores), e assim, é difícil de influenciar com apenas uma ou duas ações.

No entanto, sempre existem alguns hacks que podem ajudar seu site a melhorar a qualidade apresentada. Separamos algumas dicas:

  1. Conteúdo de qualidade é rei: a base de um bom PA é oferecer conteúdo exclusivo e de alta qualidade que forneça valor real aos usuários. Um conteúdo envolvente e útil tem mais chances de gerar, por exemplo, links em outros sites, o que pode melhorar sua classificação.
  2. Domine a arte do link building: procure ativamente oportunidades para adquirir links de sites de alta autoridade. Isso inclui guest blogging, parcerias de conteúdo ou até mesmo o bom e velho networking.
  3. A experiência do usuário é importante: melhore a usabilidade e o design do seu site. Prezar por tempos de carregamento mais rápidos, navegação intuitiva e design responsivo para dispositivos móveis podem reduzir as taxas de rejeição e incentivar os usuários a permanecer mais tempo na sua página.
  4. Conte com o help das redes sociais: promova seus conteúdos nas mídias sociais. Quanto mais uma página for compartilhada e apreciada, maior a probabilidade de você obter links valiosos de outros sites.
  5. As melhores práticas de SEO são suas amigas: mantenha seu SEO no ponto. Isso inclui otimizar os títulos de suas páginas, meta descrições e estruturas de URL.
  6. Paciência compensa: lembre-se, construir um bom PA leva tempo e esforço constante. Continue monitorando seu score, aprimorando sua estratégia e permanecendo paciente.

Ainda sobre essa última dica, algo que ainda não mencionamos: afinal, onde conferir o page authority de seu site?

Não é apenas a Moz que oferece esse medidor, mas vamos indicar que você confira direto na fonte, em uma das ferramentas online (e gratuitas!) que a empresa oferece: o Link Explorer.

Basta inserir a URL em questão e apertar no botão ao lado. Você vai precisar criar uma conta no site, mas é bem simples e rápido.

Conclusão

A busca por maior autoridade de página pode parecer uma tarefa assustadora, mas se você estiver armado com conhecimento e as ferramentas certas, ela pode ser alcançada.

Gostou de saber mais sobre o cenário online e como esses aspectos do marketing digital impactam seus resultados?

Então siga de olho em nossos outros conteúdos do blog para aprender ainda mais!

Colaborador
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