5 passos para criar um e-commerce do zero

O faturamento do mercado online cresceu 31% em 2021. O que já era tendência agora ganha corpo de “veio para ficar” após dois anos de reclusão das ruas, no cenário pandêmico. Teve quem nunca tivesse feito uma compra online, mas também quem aprimorou suas habilidades para navegar pelo digital e a praticidade das compras pela internet é inegável. Se você tem uma loja física é importante pensar nas vantagens de construir uma presença digital. Se pretende criar um e-commerce do zero, vale a pena avaliar os benefícios da escolha pelo ambiente digital.

Dentre dezenas de motivos, podemos destacar a tendência cada vez maior do consumidor no mundo digital. Segundo uma pesquisa realizada pela MOB INC. em junho de 2021, 97% dos brasileiros entrevistados declararam ter aumentado seu volume de compras por meios digitais. Informação que, complementada a um estudo da Euromonitor que mostrou que 60% dos consumidores com mais de 60 anos visitaram um site de rede social pelo menos uma vez por semana e que o número de pessoas idosas aumentará 65% até 2040, fica evidente que a ausência digital é perda de largas fatias de mercado.

Criar um e-commerce: como construir uma presença digital

Para quem está chegando no ambiente digital, as dúvidas são inúmeras. Como começar, o que será necessário contratar, quais serão os gastos específicos, quais são as diferenças do ambiente físico para o digital. Para ajudar nessa estruturação do seu planejamento, separamos as etapas que você vai percorrer nessa jornada, de forma simplificada. Assim, você vai começar a tangibilizar as ações e entender melhor o formato.

  • Planejamento: plano de negócio
  • Como toda mudança, criar um e-commerce exige planejamento. Definir capital disponível, equilibrar com os gastos previstos e não previstos, determinar sua segmentação de mercado e público alvo são alguns dos passos desta etapa. Elaborar um plano de negócio é essencial para organizar e guiar as pessoas envolvidas na gestão, e vai ajudar bastante a avaliar a viabilidade e sustentabilidade da solução proposta. Nessa etapa você já vai começar a pensar no marketing, ao avaliar os 4P’s da estratégia – produto, preço, promoção e praça, que será mais bem trabalhado na última etapa, a divulgação da sua loja. Para saber mais sobre como construir um plano de negócio você pode ler esse artigo.

  • Escolha de plataforma de e-commerce: integrações e segurança
  • Apesar do número em ascensão de lojas online no Brasil, houve um crescimento de 22% em 2021, as tecnologias que fazem parte do pacote para embarcar nas vendas pela internet são variadas. Sua loja precisa de catálogo, categorização, forma de pagamento, personalização de produtos por cliente, boa experiência para o usuário, hospedagem, banco de dados e segurança, por exemplo. Por isso é importante realizar uma pesquisa sobre as soluções que podem atender suas demandas e o valor de investimento que você tem disponível. Na hora de iniciar um novo processo, muitas vezes dá vontade de simplesmente começar e deixar os detalhes para depois. Mas essa é uma etapa fundamental para que você consiga manter os negócios funcionando com rapidez e segurança. Isso faz toda a diferença no ambiente digital e pode determinar o futuro do negócio. Por isso recomenda-se fortemente gastar um tempo a mais nessa pesquisa para evitar dores de cabeça no futuro. Encontrar a empresa que será sua parceira no desenvolvimento, manutenção e atualização contínuos da sua plataforma, que vai caminhar junto com as tendências de mercado, significará dezenas de problemas a menos para resolver no futuro.

  • Conteúdos: apresentação dos produtos
  • Muitos detalhes estão em jogo, já que a concorrência é grande. Mas calma, o público também é e, seguindo algumas boas práticas você vai garantir a sua fatia nesse mercado. Um ponto de atenção vai para a descrição dos produtos ofertados e fotos de apresentação. É sempre bom lembrar que nas experiências pela internet o usuário perde a oportunidade de ver os produtos ao vivo. Então, nas descrições e imagens, é super importante ser detalhista, evidenciar os benefícios, as características e trazer para o consumidor o que ele vai sentir, como vai se posicionar ao adquirir aquele produto. As pessoas não compram somente produtos, mas principalmente estilo de vida e pertencimento.

  • Logística: parceiros de entrega
  • Com certeza você já passou pela terrível experiência de comprar um produto com determinado prazo para entrega e ele atrasar. Nada pior para o consumidor do que ficar sem saber quando e se vai receber o produto adquirido, ainda mais num momento de urgência, em que as pessoas querem tudo para ontem. Por isso, outra etapa importante na implementação de um e-commerce é o estudo de parceiros de logística. Existem várias possibilidades no mercado, mas é importante lembrar que, entre outros fatores, os consumidores optam cada vez mais – também pela grande concorrência – pelas opções de lojas cuja entrega é rápida.

  • Go to market
  • Tudo pronto? Você já conseguiu criar um e-commerce? É hora de deixar as pessoas saberem que a sua loja existe, que é confiável e que é a escolha certa para elas. Lembra lá no planejamento do negócio, quando falamos da definição dos 4 P’s? Então, é nessa parte aqui que vai ser super importante esse detalhamento, que vai afunilar no desenho das personas e possibilitar uma comunicação eficiente com o público certo. Assim, você poderá desenhar as melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes. Uma possibilidade aqui é a contratação de uma agência ou profissionais de marketing capacitados para a elaboração de uma estratégia e execução das tarefas operacionais. Mas nunca se deve esquecer que esta etapa é fundamental para assegurar uma rede de clientes, faturamento e sustentabilidade nos negócios digitais. Veja mais detalhes desta etapa com algumas dicas de marketing para negócios digitais. Como vimos, criar um e-commerce não é simples, mas existem parceiros prontos para te auxiliar em cada uma das etapas apresentadas e, uma vez implementada, sua estratégia digital estará em constantes evoluções e melhorias. Se quiser conhecer um parceiro pronto para te auxiliar desde a imersão no negócio e identificação de problemas até a implementação de soluções customizadas, peça uma demo ou saiba mais.
Michel Brito
Michel Brito
Trabalha com e-commerce desde 2008, implementando soluções para clientes B2C, B2B e Marketplace. Apaixonado por tecnologia, jogos, animes e música.